Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
04/12/2024 14h00min - Dourados
2 meses atrás

Ministério dos Povos Indígenas envia representantes a Dourados para investigar violência policial


Foto: Jaqueline Hahn Tente/Governo de MS ► 
Fonte: Fonte Grande FM



O Ministério dos Povos Indígenas (MPI) enviou dois representantes a Dourados para tratar de temas urgentes envolvendo as comunidades indígenas locais. A medida busca investigar a violência policial ocorrida no último dia 27 de novembro, durante o encerramento de um bloqueio na rodovia MS-156, e avançar no projeto de distribuição de água para as aldeias Jaguapiru e Bororó.

Um dos enviados pelo MPI está focado na escuta das vítimas atingidas por disparos de balas de borracha e bombas de gás durante a ação do Batalhão de Choque da Polícia Militar. O confronto ocorreu no terceiro dia de protestos dos indígenas, que reivindicavam acesso à água potável. A atuação policial na ocasião gerou críticas e a necessidade de uma apuração detalhada. O objetivo da escuta é elaborar um relatório sobre a situação, considerando os relatos das vítimas e da comunidade.

Outro representante do Ministério dos Povos Indígenas foca na  Soluções para a falta de água. Em reunião técnica realizada ontem foram definidos os seguintes passos:

Perfuração de poços: As obras começarão pela aldeia Bororó e, em seguida, serão realizadas na aldeia Jaguapiru, sob responsabilidade do Governo Estadual.

Licitação emergencial: A Sesai/Dsei está organizando um processo de licitação emergencial para a perfuração simultânea de quatro poços.

Entrega de caixas d’água: Hoje (4 de dezembro), serão distribuídas 100 caixas d’água, trazidas para Dourados pela Funai em parceria com a Sesai. A distribuição será feita com base nas necessidades mais urgentes das famílias.

A crise hídrica nas aldeias é tão severa que há locais onde nem a água enviada por caminhões-pipa da Sanesul está chegando, agravando ainda mais as condições de vida.

O envio das caixas d’água marca o início de uma resposta prática às demandas da comunidade. Além disso, a comissão da água está avaliando a vazão necessária para definir os locais exatos dos novos poços, garantindo que a solução atenda o maior número de pessoas.  



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.