Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
23/01/2024 11h00min - Saúde
1 mês atrás

Ministério da Saúde anuncia chegada de 750 mil doses da vacina contra a dengue


 ► 
Fonte: Fonte Grande FM



No domingo passado, 21, o Ministério da Saúde informou que as primeiras 750 mil doses da vacina contra a dengue, chamada Qdenga, chegaram ao Brasil no sábado. Essas doses serão disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

Esse primeiro lote faz parte de um total de 1,32 milhão de doses fornecidas pela farmacêutica Takeda, sem custos para o governo brasileiro. A pasta da Saúde assegurou a aquisição de todas as 5,2 milhões de doses do imunizante disponíveis para este ano, com entregas programadas em etapas até novembro.

Devido à quantidade limitada de doses recebidas, foram estabelecidos critérios para a vacinação, levando em conta regiões com alta transmissão da doença e a faixa etária com maior incidência de hospitalizações, que é de 10 a 14 anos.

Conforme os critérios definidos pelo Ministério da Saúde em colaboração com Estados e municípios, as vacinas serão destinadas a regiões de saúde com municípios de grande porte, ou seja, com população igual ou superior a 100 mil habitantes, e com alta transmissão da doença nos últimos dez anos.

A chegada desses imunizantes ocorre em um momento de aumento dos casos de dengue no Brasil. No ano de 2023, o país registrou um recorde de mortes pela doença, totalizando 1.094 óbitos, de acordo com o Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação). O recorde anterior foi em 2022, com 1.053 óbitos. O terceiro ano com maior número de mortes foi 2015, com 986 vítimas.



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.