Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
07/12/2023 18h00min - Cultura
8 meses atrás

Ministério da Cultura lança Programa de Intercâmbio Cultural

A cada seleção há uma busca em contemplar projetos que tenham o potencial de enriquecer a diversidade cultural brasileira

Foto: Divulgação/Ministério da Cultura ► 
Fonte: Fonte Brasil 61



O Ministério da Cultura lançou o Programa de Intercâmbio Cultural, uma iniciativa que tem como objetivo difundir a riqueza da cultura brasileira não só em território nacional, mas também no exterior.

Diferente de muitos programas de intercâmbio, esse não é exclusivo para artistas renomados, mas sim para todos aqueles que desejam apresentar seus trabalhos, trocar experiências e contribuir para a interseção entre cultura, meio ambiente, educação e ciência. A inovação e a transversalidade são os pilares que o MinC busca valorizar.

Vale destacar que a iniciativa não estabelece um prazo final para as inscrições, trata-se de um edital de fluxo contínuo, permitindo seleções periódicas conforme o volume de demanda, garantindo que a diversidade de expressões culturais seja representada. A cada seleção há uma busca em contemplar projetos que tenham o potencial de enriquecer a diversidade cultural brasileira.

A seleção mais recente, em vinte e cinco de novembro, contemplou cento e trinta pessoas, entre grupos e indivíduos, de todas as regiões do país. Esses selecionados terão a oportunidade de participar de eventos fora de suas localidades, contribuindo para a difusão cultural e artística em âmbito nacional e internacional.

O programa vai além de apenas promover intercâmbio cultural. Ele é uma plataforma inclusiva, com ações afirmativas. A diretora de Fomento Direto do Ministério da Cultura, Teresa Cristina Rocha Azevedo, explica a iniciativa. "Então, nós temos cotas para pessoas negras, cotas para pessoas indígenas, cotas para pessoas com deficiência, temos bonificação para pessoas idosas, para a cultura urbana, enfim, é uma grande plataforma em que pode se convergir diversas manifestações culturais. E a nossa intenção é que possamos cada vez mais o Brasil conhecer o Brasil e o Brasil se projetar no mundo".

Em resumo, o programa de intercâmbio cultural do Ministério da Cultura é uma iniciativa que visa construir pontes entre diferentes expressões culturais, promovendo a diversidade e fortalecendo a presença da cultura brasileira no cenário global.

Para outras informações acesse www.gov.br/cultura.



•  

Brasil 61
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.