Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
28/11/2023 20h00min - Entretenimento
3 meses atrás

Ministério concede título de embaixador da Cultura Brasileira a Seu Jorge

Artista é reconhecido pelo MinC pela trajetória nos diferentes campos das artes

GettyImages ► 
Fonte: Fonte TV Cultura / UOL



O Ministério da Cultura concedeu a Seu Jorge o título de embaixador da Cultura Brasileira nessa segunda-feira (27), em Brasília.

O artista é o primeiro a ser condecorado por meio da Portaria n° 95, publicada no Diário Oficial da União (DOU). Portanto, ele é reconhecido pela pasta por sua destacada e importante trajetória nos diferentes campos das artes.

"Ator que participou, assim como outros, do processo de fortalecimento e internacionalização do cinema brasileiro, Seu Jorge também possui consolidada carreira musical com sucesso no Brasil e no exterior", diz a nota.

O título "é considerado prestação de serviço público relevante, não remunerado e que não acarreta no reconhecimento de vínculo de trabalho". Na prática, o que acontece é que o homenageado licencia automaticamente, ao aceitar a honraria, seus direitos de imagem à União, que vai poder veiculá-las livremente, sem ônus.

A expectativa é que ele possa “a partir de sua atuação e projeção nacionais e internacionais, apoiar na construção de ações que fortaleçam os laços com os países do continente africano, do Caribe e da diáspora, por meio do cinema, da música e da arte”.

Seu Jorge e os futuros agraciados também poderão ser convidados para eventos nacionais e internacionais, mediante prévio agendamento, e colaborarão com a amplificação das iniciativas e promoção internacional do Brasil, inclusive em suas próprias redes sociais e páginas públicas.

Cantor, compositor e instrumentista, ele é um dos principais nomes da música brasileira das últimas duas décadas. De uma família humilde, Jorge Mário da Silva nasceu em 1970 e cresceu em uma favela de Belford Roxo, região metropolitana do Rio de Janeiro.

Ele já recebeu prêmios pelas músicas que lançou, como o de Melhor Cantor no Prêmio Multishow 2009 e o de Melhor Álbum Pop Contemporâneo no Grammy Latino 2012 pelo disco "Músicas Para Churrasco Vol. 1". Como ator, participou de filmes como "Cidade de Deus", "Tropa de Elite 2" e "Marighella".



•  

TV Cultura / UOL
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.