5 meses atrás
Minicasa suspensa é aposta contra enchentes em Bangladesh
Eventos climáticos extremos estão se tornando mais comuns, segundo especialistas, agravando a situação em regiões já afetadas por fenômenos naturais adversos. Em Bangladesh, onde 80% do país é classificado como planície de inundação, a maioria dos 170 milhões de habitantes, vivendo em áreas rurais pobres, enfrenta graves riscos sem recursos para obras de prevenção.
Durante a pandemia, a arquiteta local Marina Tabassum desenvolveu a Khudi Bari, uma pequena casa elevada de baixo custo, para oferecer moradia segura e resistente às frequentes inundações. O projeto contou com a colaboração de engenheiros da AKT II e da organização FACE (Foundation for Architecture and Community Equity).
A Khudi Bari é simples e segura, elevada acima do solo e acessada por uma escada. Embora não tenha rodas, é fácil de montar, desmontar e transportar, feita principalmente de bambu e nós pré-fabricados de alumínio reciclado. Paredes e telhados podem ser de policarbonato e metal, adquiridos localmente. O interior varia de 5,95 m² a 13,4 m², com um quarto simples e espaço embaixo para ampliar a área de estar. Mais de 100 unidades foram implantadas em Bangladesh.
O custo total de uma Khudi Bari é de apenas US$ 380 (cerca de R$ 2.050), tornando-a financeiramente viável em outras regiões.
Geograficamente, porém, falando em Brasil, por exemplo, muitas das áreas afetadas por enxurradas não são planas. A região serrana do Rio de Janeiro, por exemplo. Instalar uma casa suspensa dessas é inviável.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.