6 meses atrás
Milho 2ª safra deve apresentar redução de produtividade em MS
O monitoramento do desenvolvimento do milho 2ª safra (2023/2024) indica que a área destinada ao grão deve ser 5,8% menor em relação ao ciclo anterior (2022/2023), totalizando 2,2 milhões de hectares. A produtividade estimada é de 86,3 sacas por hectare, resultando em uma expectativa de produção de 11,4 milhões de toneladas.
Segundo a Aprosoja-MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), a falta de chuvas, ou estresse hídrico, é o principal motivo para a redução. Nos últimos meses, foram observadas perdas significativas no potencial produtivo, afetando uma área total de 750 mil hectares no estado.
Os períodos de seca ocorreram entre março e abril (10 a 30 dias de estresse hídrico) e mais recentemente, entre abril e julho (mais de 90 dias sem chuva). De acordo com o SIGA-MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio), a área colhida acompanhada pelo Projeto alcançou 29,6%, aproximadamente 656 mil hectares.
A colheita está mais avançada na região sul do estado, com uma média de 34,2%. Cerca de 50% da área plantada com milho nas cidades de Sete Quedas, Aral Moreira, Amambai, Caarapó, Douradina, Iguatemi e Laguna Caarapã já foi colhida.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.