Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
06/03/2024 14h00min - Tecnologia
1 mês atrás

Microsoft pode lançar seus primeiros ‘PCs de IA’ este mês

Relatório apontou para um Surface Pro 10 com tela OLED e Surface Laptop 6 com tecla direta para o Copilot

Canva/Grande FM ► 
Fonte: Fonte Grande FM



A Microsoft pode estar prestes a revelar seus primeiros computadores com inteligência artificial (IA), conforme relatório de produtos visto pelo Windows Central. Não se tratando apenas de uma atualização de softwares, os novos Surface Pro 10 e o Surface Laptop 6 devem representar um salto geracional para a marca, sendo oficialmente anunciados em 21 de março. 

Os detalhes

Segundo portal, os dispositivos serão equipados com novos processadores baseados no Intel Core Ultra e Qualcomm Snapdragon X Elite, que apresentam as mais recentes unidades de processamento neural (NPUs) para suporte de IA — em suma, serão novas versões mais potentes e com foco na IA; O Surface Pro 10 e o Surface Laptop 6 serão as primeiras máquinas da marca a oferecer suporte aos próximos recursos de IA no Windows 11; Enquanto o Surface Pro 10 terá tela OLED antirreflexo e compatível com HDR — rumores sugerem que ele também terá uma webcam ultra larga frontal e um leitor NFC — o Surface 6 virá redesenhado com traços mais finos e cantos arredondados, além de touchpad tátil com uma tecla dedicada a ativação do Copilot; Especialistas apontam que os novos notebooks correspondem aproximadamente ao iPad Pro e ao MacBook Pro em termos de eficiência e desempenho, chegando para um embate direto com a Apple e sua linha Mac. Com o suporte do Copilot, espera-se que os novos dispositivos possuam ainda entre as suas funções: legendas e traduções de ao vivo em tempo real, upscaling para jogos, suavização de taxa de quadros, efeitos atualizados do Windows Studio e, a maior novidade, o AI Explorer.

Ao que tudo indica, o AI Explorer funcionará em qualquer aplicativo e permite pesquisar documentos, páginas da web, imagens e bate-papos usando linguagem natural. Acredita-se que o recurso criará um histórico de tudo o que você faz no seu computador e o tornará ‘pesquisável’. 

A ferramenta também conseguirá compreender o contexto e sugerir tarefas com base no que está na tela, além de trazer suporte à edição de imagens baseada em texto — parece ser um assistente de IA, quase um chatbot, acoplado ao sistema do PC. 

Conforme o relatório, esses recursos de IA serão provavelmente lançados como parte da atualização 24H2 do Windows 11 — o que deve ocorrer a partir de setembro. 

As versões Intel do Surface Laptop 9 e Surface Pro 10 serão lançadas em abril. Já as variantes Snapdragon devem chegar ao mercado apenas em junho. 



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.