Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
03/01/2024 15h00min - Tecnologia
2 meses atrás

Microsoft levará a IA generativa para o seu carro; veja como

A TomTom se uniu a Microsoft para desenvolver um assistente automotivo alimentado por inteligência artificial

FREEPIK ► 
Fonte: Fonte Grande FM



Conhecida por soluções de GPS, a holandesa TomTom firmou um acordo com a Microsoft para desenvolver e lançar um assistente automotivo alimentado por IA. A novidade foi anunciada em dezembro passado e, segundo a empresa, deve chegar em breve nos sistemas de infoentretenimento de diversas fabricantes de automóveis.

Como é o assistente automotivo com IA

A TomTom diz que o assistente oferecerá “interação de voz sofisticada” e mais natural com os motoristas.Ele poderá ser usado para diversos fins, desde navegar, encontrar paradas ao longo de uma rota e controlar sistemas de bordo.A ferramenta também poderá controlar outras funções do carro enquanto o condutor dirige, como abrir as janelas, por exemplo. Onde entra a Microsoft

Segundo as informações do Engadget , a big tech foi a responsável por criar o assistente. Sua tecnologia aproveita recursos de grandes modelos de linguagem da OpenAI, dona do ChatGPT, além de outros produtos da Microsoft e um conjunto de APIs para aplicativos de IA.

Isso significa que o assistente alinhado deve estar alinhado aos avanços mais recentes quando o assunto é inteligência artificial generativa.

Lançamento

A TomTom exibirá em primeiro mão o assistente automotivo com IA em janeiro durante a feira de tecnologia CES 2024, ou seja, falta pouco para saber mais sobre as suas capacidades e como ele realmente funciona.

A empresa diz que a ferramenta será integrada a uma variedade de sistemas oferecidos pelas principais montadoras. Portanto, o assistente deve começar a aparecer em carros de diversas marcas no próximo ano. Por ora, nenhuma parceria formal com fabricantes foi confirmada.

Vale destacar que esta não é a primeira vez que uma empresa tenta colocar a IA generativa nos carros. Em junho, a Mercedes anunciou um programa beta  que incorporou o ChatGPT em milhares de veículos selecionados.

*com informações: Olhar Digital



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.