Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
08/05/2025 17h30min - Geral
15h atrás

Mês de abril de 2025 foi o segundo mais quente registrado na história


Canva ► 
Fonte: Fonte TV Cultura / UOL



O relatório da Agência Espacial Europeia, produzido através do programa Copérnicos de Observação Terrestre, apontou que o mês passado foi o segundo abril mais quente já registrado no mundo, com média de 14,96ºC.

A temperatura é um pouco menor do que a do mesmo mês em 2024, quando foi registrado o abril mais quente da história. Este é o 21º mês seguido em que a média global ultrapassa o limite de 1,5°C acima dos níveis pré-industriais, referência do clima no planeta antes da emissão em larga escala de gases de efeito estufa, estabelecida pelo Acordo de Paris.

As maiores variações de calor foram notadas no leste europeu, Cazaquistão, oeste da Rússia e Noruega. Outras regiões com temperaturas abaixo da média são Crimeia, Romênia, Turquia e Bulgária oriental.

Fora da Europa, foram registradas temperaturas acima da média na América do Norte e em algumas regiões da Austrália e da Antártida. Já o sul da América do Sul, leste do Canadá, nordeste da Groenlândia e leste da Austrália tiveram valores abaixo da média.

As condições hidrológicas explicam, em parte, a alta climática do mês de abril. Na maioria do leste e região central da Europa, Grã-Bretanha, oeste da América do Norte e partes da Ásia e América do Sul, o mês foi mais seco do que a média.

Já em lugares como Canadá, Alasca, sul da África e norte da Noruega, houve excesso de chuva, o que provocou inundações, deslizamentos, avalanches e outros danos.

Ainda no último mês deste ano, a temperatura média da superfície do mar foi marcada em 20,89ºC, que também é o segundo maior valor já registrado em abril. O valor é 0,15% menor que o recorde de abril do ano passado.



•  


Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.