8h atrás
Mercosul lança Rota Turística de Futebol com estádios históricos da América do Sul

O Brasil lançou, nesta quarta-feira (22), a Rota Turística de Futebol do Mercosul, um projeto que conecta estádios e museus de seis países sul-americanos em uma nova opção de turismo esportivo. A iniciativa, apresentada durante a presidência brasileira do bloco, reúne atrações do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile e Bolívia.
O objetivo é fortalecer o turismo regional por meio da paixão compartilhada pelo futebol, integrando cultura, esporte e economia. Segundo o ministro do Turismo, Celso Sabino, a rota “representa um produto turístico integrado e sustentável que reforça a marca Visit South America e aproxima ainda mais os povos da região”.
No Brasil, o roteiro inclui locais emblemáticos como o Maracanã, o Allianz Parque, o Beira-Rio, a Neo Química Arena e o Museu do Futebol, além de arenas que receberão jogos da Copa do Mundo Feminina de 2027. Nos demais países, participam estádios históricos como La Bombonera e Más Monumental (Argentina), Estádio Centenário (Uruguai) e Museu Conmebol (Paraguai).
A proposta busca valorizar a identidade esportiva e cultural da América do Sul. De acordo com a Embratur, somente neste ano as cidades brasileiras incluídas na rota já receberam mais de 3 milhões de turistas de países vizinhos. O ministro do Esporte, André Fufuca, destacou que o projeto “mostra ao mundo a força do futebol na construção da nossa cultura e da integração sul-americana”.
•