11h atrás
Mercado reduz previsão da inflação para 3,97% este ano
O mercado financeiro passou a ver um cenário um pouco mais favorável para a inflação no Brasil nos próximos anos, segundo dados divulgados nesta segunda-feira pelo Banco Central.
De forma simples, a expectativa é que os preços continuem subindo, mas em um ritmo mais controlado, o que ajuda no planejamento das famílias e também das empresas.
O levantamento faz parte do boletim Focus, que reúne as previsões de bancos e instituições sobre a economia do país.
Para os especialistas, a tendência é de que a inflação siga dentro da meta definida pelo governo, o que reduz o risco de novas pressões fortes no custo de vida.
O Banco Central acompanha esse cenário de perto e usa a taxa básica de juros para tentar segurar a alta dos preços quando necessário.
Hoje, os juros continuam em nível elevado, o que encarece empréstimos, financiamentos e compras parceladas, mas ajuda a controlar a inflação.
A sinalização do mercado é de que, se os preços continuarem sob controle, os juros devem começar a cair nos próximos meses.
Com juros menores, a expectativa é de crédito mais barato, mais consumo e mais movimento na economia.
Já para o crescimento do país, a previsão é de avanço moderado nos próximos anos, com a economia andando em ritmo lento, mas sem indicar recessão no curto prazo.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.

