Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
27/02/2024 13h00min - Geral
5 meses atrás

Memorial da Evolução Agrícola recebe mais de 30 mil visitas


Crédito Reprodução: Chris Morais / Instagram ► 
Fonte: Fonte Grande FM



O MEA - Memorial da Evolução Agrícola vem transformando a rotina do Noroeste do Rio Grande do Sul. Localizado em Horizontina, ele tem como proposta contar a trajetória desse importante setor não só da economia, mas da sociedade brasileira. Desde a sua abertura ao público, em 15 de dezembro de 2023, o espaço já recebeu mais de 30 mil visitas.

Oferecendo uma experiência única, a exposição de longa duração une pesquisa multidisciplinar, espaços museográficos imersivos e muita tecnologia digital e sensorial. Quem visita o local, vê salas ricas em cenografia, equipamentos de época, painéis, vídeos, displays contendo grãos, ferramentas e maquinário do passado e do presente.

A produtora rural de Barretos (SP), Chris Morais “Mega”, como é conhecida nas redes sociais, é uma das pessoas que já esteve no MEA. “É maravilhoso! Quem visita o memorial vai conhecer a história do agro desde o início até hoje. São muitas atrações. O espaço é lindo com todas suas cores, arte e ciência - principalmente mostrando como a ciência transformou o Brasil em uma potência da produção agrícola sustentável e que hoje é celeiro para o mundo”, frisa. “É um orgulho termos um museu como esse voltado ao agro dentro do Brasil, com toda a tecnologia de última geração que se pode encontrar em um espaço cultural. Mesmo quem não é do agro vai conseguir compreender a evolução do setor”, garante Chris. 

No MEA, diversos espaços são convidativos à interação, sendo possível tocar, pegar e até subir em equipamentos. Dois deles, uma cabine de uma colheitadeira e uma cabine de um trator, possuem simulação em realidade imersiva, proporcionando aos visitantes vivenciar a experiência de pilotar o maquinário em meio à lavoura. A narrativa contempla questões históricas, sociais e regionais, passando por temas como a agricultura tradicional, a evolução agrícola, as transformações em termos de manejo do solo, como o Plantio Direto, e também visões de futuro.

“O MEA se diferencia por ser um espaço que pensa a agricultura como um processo ancestral de produção de alimentos, com muitas complexidades e camadas, que vem se sofisticando ao longo dos anos e atualmente pode compreender tanto processos manuais como aqueles altamente tecnológicos”, pontua Karina Muniz Viana, doutora em Museologia e Patrimônio e coordenadora Técnica e de Governança do Memorial. Ela também explica que o espaço se converteu em um ponto de encontro da região, que tem abraçado a programação proposta pela instituição. 

Além de contar a história da agricultura nacional, o MEA é um complexo de arte, educação, meio ambiente, esporte e lazer. Na área do complexo há quadras esportivas, academia ao ar livre, café, salas multiúso para atividades como dança, teatro, artes plásticas e experimentações artísticas, playground, loja e espaço para feira ao ar livre, tornando-se um ambiente de convivência, cultura e educação. 

ServiçoMEA - Memorial da Evolução Agrícola. Todas as atividades são gratuitas e de classificação livre.Horário de funcionamento do prédio Memorial: de quarta a domingo, das 9h às 17h. Horário de funcionamento da Área externa: de terça a domingo, das 8h às 22h. Mais informações: contato@mea.org.br


•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.