Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
30/11/2022 15h00min - Brasil
3 anos atrás

MDR participa da abertura da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Relatos de parcerias, importância da ciência para o País e formação de jovens talentos foram alguns dos temas discutidos no evento

Foto: Divulgação/MDR ► 
Fonte: Fonte Grande FM



O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) participou nesta terça-feira (29), da abertura 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília (DF). O evento é promovido anualmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), em parceria com instituições públicas e governos estaduais e municipais. A feira estará aberta a visitação até o domingo, dia 4 de dezembro, e tem como tema “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”.

Um dos destaques no estande do MDR é a apresentação do Projeto de Integração do Rio São Francisco. Outras ações da Pasta que podem ser conhecidas no espaço são programas ambientais voltados à segurança hídrica, em áreas como conservação da fauna e da flora e salvamento de bens arqueológicos.

“Quando nós fomos planejar o programa Águas Brasileiras, contamos muito com a parceria do MCTI, exatamente porque poderíamos planejar, juntos, um projeto de tanto sucesso, que já captou mais de R$ 85 milhões. Junto da Transposição do Rio São Francisco, nós fizemos um projeto de arqueologia, com investimentos de mais de R$ 80 milhões em resgate de material arqueológico e paleontológico para que, conhecendo o nosso passado, saibamos o que estamos fazendo no presente e que possamos planejar o nosso futuro”, declarou o secretário Nacional de Segurança Hídrica, Sérgio Costa, que representou o MDR na abertura da SNCT.

O estande do Ministério do Desenvolvimento Regional também conta com um cômodo de um protótipo habitacional do Programa Casa Verde Amarela, voltado à habitação de interesse social. Os visitantes também poderão conhecer o sistema de envio de alertas de desastres pelo WhatsApp da Defesa Civil Nacional, detalhes sobre o Marco Legal do Saneamento Básico, programas de desenvolvimento urbano e parcerias com o setor privado para financiamento de ações em setores atendidos pela Pasta, entre outros.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, destacou o impacto da SNCT para a formação de novos talentos para a ciência brasileira. “Quando visitamos cada estande, percebemos novos atores, jovens atores. Conversamos com os meninos e meninas que estão na SNCT e vemos o orgulho de trazer as suas experiências, as suas soluções para as suas localidades, para as suas necessidades”, salientou.

Sistema de produção do pitu

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), vinculada ao MDR, também conta com um estande, onde apresenta o sistema de produção de camarões da espécie pitu. Em 2022, foram soltos cerca de 22 mil pequenos camarões em rios da área de atuação da Companhia, com objetivo de recompor o estoque natural, contribuindo para recuperação da população de camarão-pitu e o equilíbrio ambiental na bacia.

Além disso, a Codevasf também apresenta sistemas de produção de mel e cacau. Os visitantes poderão degustar chocolates.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

As diversas atividades promovidas durante o evento ressaltam a importância da ciência e da tecnologia na vida de todos e para o desenvolvimento do País. A programação inclui ações de divulgação científica, como estandes das unidades vinculadas ao MCTI, tendas da ciência, palestras, cursos, oficinas, experimentos didáticos e científicos, teatro científico, observação do céu, debates, distribuição de cartilhas e livros e exibição de vídeos.

Fonte: Brasil 61



•