9h atrás
Mato Grosso do Sul triplica adesão de produtores ao seguro rural
Mato Grosso do Sul registrou 79.613 apólices de seguro rural neste ano, segundo dados do Atlas do Seguro Rural do Ministério da Agricultura. A quantidade representa aumento de 3,7% em relação ao ano passado, quando foram registradas 76.802 apólices.
O destaque fica por conta do número de produtores que aderiram ao seguro, que triplicou, saindo de 3.560 em 2024 para 12.027 neste ano, alta de 237%. O crescimento vai na contramão do cenário nacional, onde o número de produtores caiu mais da metade, registrando redução de 59%.
A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul explica que eventos climáticos extremos influenciaram diretamente a busca pelo seguro. Secas prolongadas, excesso de chuvas, geadas e ondas de calor têm se tornado mais frequentes, aumentando a percepção de risco entre os produtores.
Especialistas apontam que a diversificação de culturas por produtor e a dificuldade de acesso ao Prêmio do Seguro Rural entre pequenos produtores explicam a concentração de apólices. Barreiras como custo elevado, burocracia e falta de informação continuam limitando o alcance do seguro.
•

