Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
25/09/2023 11h00min - Economia
9 meses atrás

Mato Grosso do Sul tenta diminuir embargo japonês à carne de frango.


Foto reprodução: Agraer ► 
Fonte: Fonte Grande FM



O Japão suspendeu a importação da carne de frango de Mato Grosso do Sul após a identificação de um foco da gripe aviária em Bonito.

O governo do Estado tenta reduzir o embargo que, inicialmente, será de 28 dias, de acordo com o secretário  estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, um ofício foi encaminhado ao Ministério da Agricultura e Pecuária  solicitando a antecipação do processo. Segundo Verruck, o embargo foi iniciado em 12 de setembro, de forma imediata. “Existe um procedimento que é automático, toda vez em que for identificada doença aviária em ave doméstica, que já aconteceram três casos no Brasil, em Mato Grosso do Sul, no Espírito Santo e em Santa Catarina, o embargo temporário dura 28 dias;  bloqueamos a propriedade, fizemos um arco sanitário, matamos todos os animais e enterramos todos”, diz Verruck, que explica ainda que foi nessa ocasião em que foi tomada a decisão de solicitar a antecipação do embargo.

 Após o governador assinar, mostrando tudo o que fizemos tecnicamente. Neste momento, entendemos que se encerrou, está erradicado o foco em Mato Grosso do Sul”, ressalta.

O embargo, que, a princípio, vai durar 28 dias, pode ser reduzido caso seja acatado pelo governo japonês, porque, segundo o secretário, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) apoia o fim da suspensão.



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.