2 meses atrás
Mato Grosso do Sul recebe 1ª Bienal Pantanal de literatura e cultura com entrada gratuita
Dourados News
Mato Grosso do Sul recebe, a partir deste sábado (4/10), a 1ª Bienal Pantanal – Bienal do Livro de Mato Grosso do Sul. O evento acontece no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, e segue até o dia 12 de outubro com entrada gratuita para todas as atividades.
Ao longo de nove dias, o público poderá conferir 70 toneladas de livros, 20 mil títulos e 200 editoras, além de uma programação cultural com 129 atividades distribuídas em 108 horas. Entre os destaques estão conferências, mesas-redondas, lançamentos de livros, mostras de cinema, apresentações musicais e teatrais, oficinas, seminários e até gastronomia pantaneira.
A Bienal é dividida em dois eixos temáticos. O primeiro, Territórios: culturas e geopolítica, traz reflexões sobre diversidade cultural, colonização e multiculturalismo, tendo como figura homenageada o poeta pantaneiro Manoel de Barros.
Já o segundo, Tecnologias Digitais, Sociedade e Mercado, discute o papel das novas tecnologias na literatura e na preservação de identidades locais frente à globalização.
AUTORES CONFIRMADOS
Entre os nomes confirmados estão escritores de Mato Grosso do Sul e países vizinhos: Emmanuel Marinho, Lenilde Ramos, Lucilene Machado, Gerson Luis Martins, Ana Bernardelli, Douglas Diegues, Marlei Sigrist, Gysélle Saddi Tannous, Bruno Maddalena e Sandra Menezes, além dos paraguaios Ana Miranda, Damián Cabrera e Marcos Ibañez, e o argentino Francisco Tete Romero.
O poeta Manoel de Barros será o grande homenageado da 1ª Bienal Pantanal. Conhecido por transformar o “insignificante” em poesia, o autor terá um espaço especial chamado Poemaria do Pantanal, com exposições, leituras e atividades voltadas para crianças e adultos.
MOSTRA DE CINEMA
A programação também inclui a Mostra Curtas Bienal, que traz produções sul-mato-grossenses como Tálamo, As Marias, Cordilheira de Amora II, A Última Porteira e Jardim de Pedra – Morte e Vida de Glauce Rocha.
A cerimônia de abertura acontece no sábado (4/10), às 19h, no Auditório Manoel de Barros, com homenagem a Manoel de Barros. O show de abertura terá apresentações da cantora Maria Alice e do consagrado músico Almir Sater.
Todas as atividades da Bienal Pantanal são gratuitas, mas as vagas são limitadas. Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do evento, duas horas antes de cada programação.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.

