2 meses atrás
Mato Grosso do Sul ocupa 7º lugar no ranking nacional de violência no campo

Mato Grosso do Sul aparece como o 7º estado mais violento do Brasil no campo, segundo relatório da Comissão Pastoral da Terra (CPT).
Em 2023, o estado registrou 6.570 pessoas vítimas de conflitos por terra, com ênfase em disputas envolvendo indígenas e posseiros. Os dados fazem parte do levantamento "Conflitos no Campo Brasil 2023", divulgado nesta semana.
Entre os estados com maior número de conflitos estão Bahia, Maranhão e Pará, com Mato Grosso do Sul figurando entre os dez primeiros, principalmente devido aos conflitos territoriais indígenas.
O relatório aponta ainda um aumento de 20% nos conflitos por terra em todo o país, totalizando 1.724 ocorrências. Além disso, o número de pessoas ameaçadas de morte no campo subiu para 47 casos, o dobro do registrado no ano anterior.
A CPT alerta para a necessidade de políticas públicas voltadas à mediação de conflitos fundiários e à garantia dos direitos dos povos tradicionais.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.