Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
06/12/2023 15h00min - Saúde
3 meses atrás

Mato Grosso do Sul Institui Comitê para Reforçar Coberturas Vacinais


Foto reprodução: SES/MS ► 
Fonte: Fonte Grande FM



Com a intenção de ampliar a cobertura vacinal em Mato Grosso do Sul, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) estabeleceu o Avaq (Comitê Estadual de Microplanejamento das Atividades de Vacinação de Alta Qualidade). A resolução, divulgada no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira ( 5 ), busca colaborar com políticas públicas para a sistematização, planejamento e execução das ações de vacinação.

O Comitê, em conformidade com as diretrizes do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do estado, visa resgatar altas coberturas vacinais nos programas de rotina e outras estratégias de vacinação. Suas atribuições incluem apoiar a formulação e validação da agenda anual de trabalho do Microplanejamento, capacitar recursos humanos para a implementação das ações de imunização e coordenar as atividades de gestão de risco e vigilância de Eventos Supostamente Atribuíveis à Vacinação.

As ações do Comitê se estenderão às escolas do estado, envolvendo a determinação do período de execução das ações de vacinação, o planejamento conjunto com o corpo docente para agendamento das ações e a incorporação da pauta nas atividades de rotina de docentes e funcionários administrativos. 

O Comitê também visa apoiar a criação de materiais informativos para grupos étnicos, como indígenas e migrantes, e realizar atividades de mobilização social, incluindo mapeamento social e auxílio à campanha midiática com mensagens claras e breves.



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.