Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
10/06/2024 09h30min - Mato Grosso do Sul
1 mês atrás

Mato Grosso do Sul Inicia Ações de Combate a Incêndios no Pantanal com 13 Novas Bases Avançadas


Secom Mato Grosso do Sul ► 
Fonte: Fonte Governo Mato Grosso do Sul/Secom



As ações de combate aos incêndios florestais em Mato Grosso do Sul contarão, pela primeira vez, com o suporte de equipes do Corpo de Bombeiros em 13 bases distribuídas pelo Pantanal. Essas bases proporcionarão suporte logístico e reduzirão o tempo de resposta para combater incêndios em áreas remotas, especialmente durante a temporada de fogo, que tradicionalmente ocorre entre julho e outubro, mas que, devido à seca desde dezembro de 2023, já registra grandes incêndios desde janeiro.

A partir de maio, os focos de incêndio aumentaram, e a previsão é de que os casos se intensifiquem nos próximos meses. As bases avançadas, instaladas na divisa com Mato Grosso e na fronteira com a Bolívia, são uma novidade que ajudará no monitoramento e controle das áreas afetadas.

O governador Eduardo Riedel acompanhou as ações de combate e destacou os investimentos e parcerias para a execução das obras no mês do centenário da cidade. O trabalho preventivo realizado pelos bombeiros em propriedades privadas e unidades de conservação estaduais tem sido crucial para monitorar e controlar os incêndios florestais.

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul conta com tecnologia de satélite da Nasa, Polícia Federal, Inpe, Imasul, e inteligência artificial para monitorar todo o estado. Além disso, 80 militares estão envolvidos nas operações, com suporte do Grupamento de Operações Aéreas e apoio de aeronaves.

A Operação Pantanal 2024, em andamento há 67 dias, foca na preparação, prevenção e combate aos incêndios florestais. A eficiência das bases avançadas e o uso de tecnologia aprimoram a resposta e a extinção dos focos de incêndio, contribuindo decisivamente para a preservação ambiental no Pantanal.



•  

Governo Mato Grosso do Sul/Secom
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.