Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
20/08/2025 08h30min - Mato Grosso do Sul
3 semanas atrás

Mato Grosso do Sul inaugura 51ª Sala Lilás e reforça rede de apoio a mulheres vítimas de violência


Reprodução: Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul ► 
Fonte: Fonte Grande FM



Mato Grosso do Sul segue avançando na política de proteção a mulheres vítimas de violência. No próximo dia 22 de agosto, será inaugurada, em Mundo Novo, a 51ª Sala Lilás do Estado. A unidade funcionará na Delegacia da Polícia Civil da cidade e integra um conjunto de medidas do governo estadual para ampliar o acolhimento humanizado e especializado no combate à violência de gênero.

Com a nova instalação, o estado atinge a marca de 51 Salas Lilás e 12 Delegacias de Atendimento à Mulher (DAMs) distribuídas pelo interior do estado, mais a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) de Campo Grande, que funciona na Casa da Mulher Brasileira. Somente na atual gestão do governador Eduardo Riedel, iniciada em 2023, foram implantadas 26 novas salas — mais que o dobro do número existente até então.

Segundo o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Antonio Carlos Videira, a estratégia representa um compromisso da gestão com a proteção de mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica e sexual. O investimento abrange a infraestrutura, capacitação de equipes e integração com as redes de assistência social dos municípios.

“A expansão das Salas Lilás é um dos pilares da nossa política de segurança pública. São ações que mostram nosso compromisso com uma justiça mais acessível, empática e eficaz para quem mais precisa”, afirmou o secretário Videira.

As Salas Lilás são espaços em delegacias criados para atender vítimas de violência com privacidade e acolhimento. Reúnem serviços como registro de ocorrência, medidas protetivas e exames periciais.

O atendimento é feito por equipes capacitadas, com escuta qualificada e apoio psicológico, reduzindo o impacto emocional e a revitimização.

Criadas em 2019 em Mato Grosso do Sul, as Salas Lilás se tornaram política de Estado e funcionam em parceria com a assistência social, oferecendo proteção e acesso a benefícios e programas de apoio.

*Fonte: Comunicação Sejusp-MS/Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul



•