54min atrás
Mato Grosso do Sul fortalece setor sucroenergético com avanço da cana e investimentos em inovação
Mato Grosso do Sul vive um novo momento no agronegócio com o avanço da cultura da cana-de-açúcar. Nas últimas duas décadas, o Estado ampliou significativamente a produção e passou a ocupar posição de destaque entre os principais produtores brasileiros.
O aumento da área destinada ao cultivo impulsionou Mato Grosso do Sul ao quarto lugar no ranking nacional, fortalecendo a produção de matérias-primas voltadas à fabricação de etanol, açúcar e geração de bioenergia.
O desenvolvimento da cadeia produtiva também foi acompanhado pela expansão industrial. Atualmente, o setor reúne 22 usinas em operação, com presença em dezenas de municípios, gerando milhares de empregos diretos e movimentando a economia estadual.
Com a fase de expansão territorial consolidada, produtores e empresas voltam suas atenções para um novo desafio: elevar a produtividade das lavouras por meio de inovação tecnológica e práticas mais eficientes no campo.
Para atender essa demanda, foi criado em Angélica, em 2024, o Centro Experimental e Pesquisa Agrothina (CEPA), dedicado ao desenvolvimento e à validação de tecnologias voltadas à canavicultura nas condições de solo e clima de Mato Grosso do Sul.
A iniciativa reúne empresas, pesquisadores e especialistas para testar soluções relacionadas ao manejo, fertilidade do solo, produtos biológicos e agricultura de precisão, buscando aumentar a eficiência da produção.
Além das pesquisas, o centro promove capacitação de estudantes e profissionais do setor e organiza encontros técnicos que reúnem representantes da cadeia sucroenergética, reforçando a integração entre pesquisa, inovação e produção no Estado.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.

