4 meses atrás
Mato Grosso do Sul fecha primeiro bloco dos Jogos Escolares Brasileiros com 34 medalhas
Os estudantes-atletas de Mato Grosso do Sul estão se destacando nos Jogos Escolares Brasileiros 2024, realizados em Recife, Pernambuco. No final do primeiro bloco da competição, que ocorreu até a quarta-feira (25), a delegação sul-mato-grossense já conquistou um total de 34 medalhas, sendo 13 de ouro, 10 de prata e 11 de bronze. As modalidades disputadas até o momento incluem tênis de mesa, judô, wrestling (luta olímpica), atletismo, atletismo adaptado, ginástica rítmica, handebol e voleibol.
A delegação é composta por 203 estudantes-atletas entre 12 e 14 anos. A competição, organizada pela CBDE (Confederação Brasileira do Desporto Escolar) serve como porta de entrada para o cenário esportivo internacional, podendo classificar os atletas para os Jogos Sul-Americanos Escolares, que acontecerão na Colômbia entre novembro e dezembro deste ano.
Entre os destaques do primeiro bloco está o wrestling, no qual Mato Grosso do Sul garantiu medalhas valiosas. Ryan Samuel conquistou o ouro na série ouro, enquanto Yosnay Pichiyi Garcia ficou com a prata na série prata. O técnico da equipe, Agnaldo Pereira dos Santos, destacou a evolução do nível competitivo. “Viemos com seis atletas e esperávamos conquistar duas ou três medalhas, o que foi alcançado. A vitória de Ryan, no estilo greco-romano, foi uma surpresa agradável, já que não é a modalidade principal dele, mas ele mostrou muita força e dedicação”, comentou o treinador.
Ryan Samuel, de 14 anos, expressou a emoção de conquistar o ouro após ter sido campeão da série bronze em 2022. “Comecei inspirado nos meus primos e essa vitória me motivou ainda mais para os desafios futuros.”
Outro grande destaque foi a equipe de atletismo adaptado, que participou pela primeira vez dos JEB’s. O time garantiu o ouro no revezamento integrado masculino (série ouro), demonstrando o alto nível dos atletas. O professor Daniel Sena comemorou o resultado, ressaltando que os jovens atletas estão sendo observados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). “Foi uma conquista incrível para uma equipe que está apenas começando. Estamos muito satisfeitos com o desempenho deles.”
Alexsander do Carmo da Silva, de 14 anos, também se destacou no atletismo adaptado, conquistando o ouro no revezamento e a prata nos 80 metros. “Os Jogos Escolares vão além da competição, é um compromisso diário de superação. Estou muito feliz com os resultados e agora é focar nas próximas competições”, afirmou o jovem atleta.
Com o início do segundo bloco de competições, os estudantes-atletas de Mato Grosso do Sul continuarão suas disputas até o dia 1 de outubro, participando de modalidades como karatê, xadrez, taekwondo, badminton, basquetebol, vôlei de praia e futsal. Já o terceiro e último bloco, que acontece nos dias 1 e 2 de outubro, contará com as modalidades de natação, ciclismo e ginástica artística.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.