Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
20/07/2023 17h30min - Mato Grosso do Sul
8 meses atrás

Mato Grosso do Sul está em alerta para incêndios florestais

Período de estiagem e baixa umidade do ar, aliados à vegetação seca, compõem cenário favorável para queimadas no Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica

Foto reprodução: Brasil61 / Bruno Resende-MS ► 
Fonte: Fonte Brasil 61



O Mato Grosso do Sul está em alerta para incêndios florestais no Pantanal, Cerrado e também na Mata Atlântica, biomas presentes no estado. Por isso, o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul suspendeu as autorizações ambientais de “queima controlada” até 31 de dezembro deste ano. 

Segundo o Corpo de Bombeiros de MS, o período de estiagem e baixa umidade relativa do ar, aliados à vegetação seca, é um cenário extremamente favorável para riscos de incêndios florestais.  Além disso, a corporação está em alerta para atuar em caso de incêndios, com monitoramento constante das equipes. 

O meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia Olívio Bahia ressalta a importância de evitar a poluição em estradas, parques e não utilizar fogo para limpar terrenos.  

“As recomendações nessa época do ano é evitar jogar bitucas de cigarro na beira das estradas, evitar limpar o seu terreno ateando fogo, utilizando o método de fogo para limpar áreas. Tudo isso, todas essas metodologias acabam incentivando focos de incêndio. Então, é sempre recomendado evitar essas atividades para que a gente evite os incêndios, que se alastram em áreas do estado. Além disso, obviamente a fumaça dos incêndios acaba aumentando a poluição atmosférica”, disse o meteorologista. 

De acordo com o Imasul, a suspensão das autorizações de “queima controlada” está embasada na nota técnica emitida pelo Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec/MS), que analisou as tendências meteorológicas e focos de calor para o trimestre julho, agosto e setembro. É deste centro a indicação da necessidade de suspensão das atividades com uso do fogo para prevenir eventuais incêndios florestais.

A ação integrada do Governo de Mato Grosso do Sul para prevenir e controlar os incêndios no Pantanal e em outros biomas já surte efeito com a redução significativa de áreas queimadas.



•  

Brasil 61
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.