6h atrás
Mato Grosso do Sul deve produzir quase metade da celulose do Brasil em 10 anos
 Grande FM
						
							Grande FM						
					Mato Grosso do Sul deve se tornar, em 10 anos, o maior produtor de celulose do Brasil. O Estado, que atualmente responde por quase um terço da produção nacional, responderá por quase metade quando as 3 megafábricas anunciadas estiverem em plena capacidade.
Relatório da Indústria Brasileira de Árvores mostra que, em 2024, o Brasil produziu 25,5 milhões de toneladas de celulose. Em Mato Grosso do Sul, as 4 linhas de produção em operação - 3 da Suzano e 1 da Eldorado - transformaram cerca de 7,5 milhões de toneladas de madeira de eucalipto em celulose, aproximadamente um terço da produção nacional.
O Brasil é o segundo maior produtor de celulose do planeta, superando a China no ano passado, e ficando atrás apenas dos Estados Unidos, que produz em torno de 48 milhões de toneladas. Sozinho, Mato Grosso do Sul produz mais celulose que o Japão, nono maior produtor mundial, com 7,4 milhões de toneladas anuais.
As exportações de celulose representaram para o Estado uma receita de US$ 2,7 bilhões em 2024, com destino principalmente para países da Ásia e Europa.
•


