Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
03/07/2025 09h30min - Mato Grosso do Sul
7h atrás

Mato Grosso do Sul conquista três Institutos de Ciência com foco na biotecnologia e produção sustentável


Canva ► 
Fonte: Fonte Grande FM



Mato Grosso do Sul passa a integrar de forma ainda mais expressiva o cenário nacional da ciência e inovação com a aprovação de três Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs), coordenados pela Embrapa Gado de Corte, UEMS e UCDB. Os projetos receberão R$ 40 milhões para fortalecer a competitividade e a sustentabilidade do agronegócio, com apoio do FNDCT, Fundect e Capes. Essa conquista evidencia o crescimento da excelência científica no estado e sua contribuição estratégica ao desenvolvimento tecnológico do país.

O INCT Bioinspir, liderado pela UCDB, amplia sua atuação para o setor agrícola com foco em soluções bioativas para controle de pragas e doenças em plantas. Utilizando inteligência artificial para acelerar pesquisas, o instituto opera em rede com mais de 15 instituições nacionais e 24 internacionais. Essa estrutura descentralizada permite maior agilidade e colaboração entre centros de pesquisa e universidades, otimizando recursos.

O INCT Gado de Corte, coordenado pela Embrapa, envolve uma ampla rede de 30 instituições e visa transformar a pecuária nacional em um modelo mais sustentável e eficiente. Seus esforços estão concentrados em melhoramento genético, recuperação de pastagens, descarbonização e segurança sanitária da carne bovina. A iniciativa também investe em tecnologias como bioinsumos, cultivares forrageiras e softwares voltados à cadeia produtiva.

Por fim, o INCT PantaClima, coordenado pela UEMS, vai investigar os efeitos das mudanças climáticas no Pantanal e propor soluções sustentáveis para preservar o bioma e apoiar as comunidades locais. O projeto reúne pesquisadores brasileiros e internacionais, e foca em temas como emissões de gases de efeito estufa, regime de queimadas, biodiversidade e recursos hídricos, promovendo conhecimento aplicado à conservação ambiental.

Fonte: Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul/Comunicação Fundect



•  


Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.