Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
27/09/2025 12h00min - Turismo
32min atrás

Mato Grosso do Sul celebra Dia Mundial do Turismo como líder global em ecoturismo e gestão sustentável


Foto: @visitmsoficial ► 
Fonte: Fonte Grande FM



Mato Grosso do Sul celebra o Dia Mundial do Turismo como referência internacional em turismo de natureza. O estado é signatário do primeiro manual global sobre mudanças climáticas em destinos turísticos, alinhado à Declaração de Glasgow. Seus principais atrativos, Bonito e Pantanal, exemplificam como é possível unir conservação ambiental, desenvolvimento econômico e bem-estar comunitário.

Bonito destaca-se por mais de 40 anos de práticas sustentáveis, como o uso de voucher único, guias obrigatórios e licenciamento ambiental baseado na capacidade de carga. A criação do COMTUR fortaleceu a governança local, garantindo a preservação dos atrativos naturais e uma experiência qualificada para os visitantes. O reconhecimento nacional e internacional reforça sua liderança em ecoturismo.

Em 2022, Bonito tornou-se o primeiro destino de ecoturismo certificado como carbono neutro. A adesão a certificações ambientais por parte de empreendimentos locais e o envolvimento da comunidade em projetos como o Bonito Cidade Ecocriativa consolidam o compromisso com o turismo regenerativo e sustentável.

O Pantanal, maior planície alagável do planeta, é vitrine da biodiversidade sul-americana. O turismo de observação da fauna, especialmente da onça-pintada, é conduzido por guias especializados e integrado a programas de conservação. Lodges, barcos-hotel e fazendas oferecem experiências autênticas e sustentáveis.

A gestão turística no Pantanal valoriza o uso sustentável dos recursos naturais. Fazendas adaptadas, investimentos em energia limpa e capacitação da mão de obra local fortalecem o ecoturismo. O equilíbrio entre conservação, renda e cultura posiciona o bioma como destino internacional de destaque.

Além de Bonito e Pantanal, MS investe em outros polos turísticos como a Serra da Bodoquena, Costa Leste, rota Cerrado-Pantanal e Campo Grande. A atuação integrada e o reconhecimento internacional consolidam o estado como líder em turismo responsável. No Dia Mundial do Turismo, MS reafirma seu compromisso com a inovação, inclusão e preservação ambiental.

*Fonte: Fundtur MS/Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul



•  


Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.