Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
26/03/2025 11h00min - Agricultura
3 meses atrás

Mato Grosso do Sul bate recorde de etanol e lidera na descarbonização bioenergética.


Reprodução: Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul ► 
Fonte: Fonte Grande FM



O setor bioenergético de Mato Grosso do Sul está em expansão, com destaque para o uso integrado da cana-de-açúcar e do milho na produção de energia. Atualmente, o estado conta com 22 usinas operacionais que geram cerca de 30 mil empregos diretos. A atividade está alinhada com o projeto estadual Carbono Neutro 2030, sendo todas as usinas certificadas pelo RenovaBio, programa global de descarbonização.

Entre 2020 e 2024, a produção de etanol no estado evitou a emissão de 13,7 milhões de toneladas de CO2, o equivalente ao plantio de 89 milhões de árvores. A safra 2024/25 registrou um recorde de 4,2 bilhões de litros de etanol, consolidando Mato Grosso do Sul como o quarto maior produtor nacional, com aumento significativo na produção de etanol de milho.

Durante a Expocanas 2025, organizada pela Sulcanas e apoiada pela Biosul, foram apresentados avanços tecnológicos e práticas sustentáveis do setor. O evento multisetorial reúne produtores de bioenergia, fornecedores agrícolas e visitantes de todo o Brasil, com foco em inovação e sustentabilidade. Estima-se a participação de 8 mil pessoas.

Apesar da redução de 5,1% na moagem de cana devido a eventos climáticos, a produção de etanol cresceu 10% graças ao etanol de milho, que agora representa 37% do total produzido. A produção de açúcar manteve-se estável com um ligeiro aumento. Projeções para a próxima safra indicam recuperação na moagem de cana e um crescimento de 11% na produção de etanol.

O evento também destacou a resiliência do setor e a relevância dos investimentos estratégicos. Autoridades estaduais e líderes setoriais reforçaram o papel de Mato Grosso do Sul como referência na bioenergia, ao mesmo tempo em que celebraram as parcerias e homenagearam contribuições importantes para o desenvolvimento sustentável da região.

Fonte: Comunicação Semadesc / com informações da Biosul



•  


Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.