1 dia atras
Maria Clara Pacheco é campeã mundial de taekwondo na China
A atleta Maria Clara Pacheco conquistou nesta sexta-feira (24) a medalha de ouro no Campeonato Mundial de Taekwondo, encerrando um jejum de 20 anos sem títulos mundiais para o Brasil na modalidade. Ela venceu a sul-coreana Yu-Jin Kim, campeã olímpica em Paris 2024, na final da categoria até 57 kg, realizada em Wuxi, na China. O feito repete o marco histórico alcançado por Natália Falavigna em 2005.
A vitória foi celebrada com emoção pela lutadora de 22 anos, que dedicou o título à família, ao treinador e às instituições que a apoiaram. Esta foi a segunda vez no ano que Maria Clara superou a mesma adversária, tendo vencido Kim também na final do Grand Prix de Muju, na Coreia do Sul.
Em 2025, Maria Clara lidera o ranking mundial da categoria e acumula conquistas expressivas, como os títulos dos Grand Prix de Charlotte (EUA) e Muju, além do ouro nos Jogos Mundiais Universitários em Essen, na Alemanha. Seu desempenho tem sido destacado por especialistas e dirigentes esportivos, incluindo Natália Falavigna, hoje gestora do Comitê Olímpico do Brasil.
A trajetória da brasileira no Mundial foi marcada por vitórias consistentes. Ela superou atletas de Portugal, Espanha, Estados Unidos e China antes de chegar à final. Na semifinal, reencontrou a chinesa Luo Zongshi, que a havia eliminado nos Jogos de Paris, e venceu com autoridade.
Com o ouro de Maria Clara, o Brasil soma agora 24 medalhas em Campeonatos Mundiais de Taekwondo: dois ouros, oito pratas e 14 bronzes. A conquista reforça o protagonismo da atleta e marca um novo capítulo para o país na modalidade.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.

