5h atrás
Mapa lidera agenda do agro sustentável na COP 30
A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) começou em Belém (PA) reunindo líderes globais, especialistas e representantes de diversos setores para debater soluções climáticas. O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) participa da programação em três áreas principais: Blue Zone, Green Zone e AgriZone, reforçando o papel do Brasil na agenda ambiental.
O ministro Carlos Fávaro marca presença em eventos estratégicos, como a assinatura de um convênio de cooperação técnica entre o Mapa, a Embrapa e a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA). O acordo, voltado ao Programa Caminho Verde Brasil, será formalizado em 18 de novembro na AgriZone, fortalecendo práticas agrícolas sustentáveis.
Outro destaque será o lançamento da iniciativa RAIZ (Resilient Agriculture Investment for Net Zero Land Degradation), previsto para 19 de novembro na Blue Zone. Inspirada no Caminho Verde Brasil, a proposta busca acelerar o financiamento para recuperação de áreas agrícolas degradadas, ampliar a cooperação internacional e fomentar soluções inovadoras.
O Mapa também participa de painéis internacionais que discutem desafios globais e soluções intersetoriais. Entre eles estão: ação climática coordenada nos sistemas agroalimentares da América Latina e Caribe (19/11), estratégias integradas de saúde única para resiliência climática (20/11) e diálogo de alto nível sobre comércio agrícola sustentável promovido pela OCDE (20/11).
Na AgriZone, a Casa da Agricultura Sustentável, organizada pela Embrapa e pelo Mapa em parceria com outros ministérios, oferece 378 atividades técnicas em 11 dias. O espaço apresenta cultivares, sistemas agropecuários sustentáveis, vitrines tecnológicas e gastronomia regional, além de integrar a rota oficial de transporte da COP30 com ônibus elétricos e de baixa emissão, reforçando o compromisso com a sustentabilidade.
*Com informações: Brasil61
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.

