Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
07/12/2023 16h00min - Dourados
7 meses atrás

Lei propõe inclusão da Terapia ABA para crianças autistas no SUS de Dourados.


Foto reprodução ► 
Fonte: Fonte Grande FM



Em projeto de lei que busca proporcionar um avanço significativo no atendimento a crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no município de Dourados. A proposta foi aprovada e publicada no Diário Oficial. A Lei nº 5.105 visa a inclusão da Terapia de Análise do Comportamento Aplicada (ABA), reconhecida internacionalmente, no Sistema Único de Saúde (SUS) da região, direcionada a esse público.

A Terapia ABA é uma abordagem altamente eficaz, reconhecida em diferentes países como um dos principais métodos de intervenção para crianças com TEA. O projeto apresentado por Sérgio Nogueira propõe a adoção dessa terapia para oferecer um suporte adequado às crianças e adolescentes diagnosticados com o transtorno na região.

De acordo com a Lei, o sistema de saúde pública de Dourados terá a capacitação e o suporte necessários, garantindo a presença de profissionais especializados, como psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, entre outros. A justificativa apresentada pelo vereador destaca a importância da intervenção precoce e especializada para crianças com TEA. 

Além disso, ressalta a eficácia comprovada da Terapia ABA na melhoria das habilidades sociais, comunicação, comportamento e aprendizagem dessas crianças. Esta Lei representa um avanço significativo no atendimento e suporte às crianças e adolescentes com TEA em Dourados. A inclusão da Terapia ABA no sistema de saúde municipal não apenas beneficiará diretamente os pacientes, mas também contribuirá para a conscientização e aprimoramento do tratamento destinado a esse público específico.



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.