Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
28/11/2023 10h00min - Geral
8 meses atrás

Lava do vulcão Etna desce encostas cobertas de neve

O vulcão Etna é um dos mais ativos do mundo e entrou em erupção nos últimos dias, gerando imagens assustadoras

Imagem: lapissable/Shutterstock ► 
Fonte: Fonte Grande FM



A atividade do vulcão Etna, um dos mais ativos do mundo, tem deixado as autoridades italianas em alerta. Nos últimos dias, as explosões iluminaram a noite e a lava desceu as encostas cobertas de neve do monte, localizado na Sicília, na parte sul da Itália. As imagens são impressionantes.

Erupções do Etna são consideradas bastante comuns

Diante do cenário, o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV), órgão que desempenha funções de vigilância sísmica e vulcânica na Itália, chegou a emitir um alerta para os voos na região. Apesar disso, as operações no Aeroporto Internacional Vincenzo Bellini, na cidade de Catânia, não foram afetadas.

O monte Etna é considerado um patrimônio natural histórico pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). As erupções na região são consideradas comuns e o Etna é classificado como um estratovulcão (um tipo de vulcão em forma de cone, com as laterais extraordinariamente íngremes).

egundo vulcanólogos, esses vulcões são mais propensos a explosões de grande porte devido ao acúmulo de pressão por baixo do magma mais viscoso, que se acumula em suas encostas.

Medidas de segurança já foram tomadas

O Etna tem apresentado erupções constantes desde 2013 e já provocou o fechamento do aeroporto da Catânia repetidas vezes.Apesar das imagens assustadoras, a erupção não deixou ninguém ferido.Também não há graves danos provocados pelo vulcão até o momento.As autoridades italianas continuam monitorando a atividade do Etna e um plano de evacuação da população está pronto, caso seja necessário.


•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.