1 mês atrás
Lançamento do Plano Nacional de Turismo 2024-2027 Visa Revolucionar o Setor no Brasil
O Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027 foi lançado na 8ª edição do "Salão do Turismo: Conheça o Brasil" no Rio de Janeiro. O PNT tem como principais metas aumentar o número de viagens nacionais de 93 milhões para 150 milhões, atrair 8,1 milhões de turistas internacionais e gerar US$ 8,1 bilhões em receitas provenientes de estrangeiros. Além disso, o plano prevê a criação de 3 milhões de postos de trabalho formais no setor de turismo.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, expressou otimismo com os números recentes que mostram a criação de 50 mil novos empregos desde janeiro de 2023. Ele destacou o aumento de hotéis, voos e a renda disponível para os brasileiros, incentivando o turismo interno.
Os princípios do PNT incluem cooperação e regionalização, desenvolvimento inclusivo, sustentabilidade, inovação, transformação digital e democratização do acesso ao turismo. Alinhado ao Plano Plurianual 2024-2027, o PNT implementará 20 programas e planos setoriais, com estratégias participativas e envolvimento da sociedade civil e especialistas. Um destaque é o Plano de Adaptação Climática para o Turismo, alinhado com a Agenda 2030 da ONU.
Na abertura do Salão do Turismo, o vice-presidente Geraldo Alckmin enfatizou a importância do setor e manifestou apoio à legalização dos cassinos, argumentando que poderia impulsionar o entretenimento, a economia criativa e a geração de empregos.
A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, sublinhou a importância de combater a violência contra as mulheres para garantir um ambiente seguro e promover a participação feminina no turismo. O ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, destacou a necessidade de assegurar direitos básicos e proteção social para os setores mais vulneráveis, ressaltando a interdependência entre dignidade, cultura e turismo.
*Informações: Agência Brasil
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.