Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
28/10/2025 10h00min - Economia
11h atrás

Juros, impostos e falta de mão de obra travam crescimento no setor de construção


Reprodução Brasil61/Crédito - Iano Andrade / CNI ► 
Fonte: Fonte Grande FM



A indústria da construção continua enfrentando obstáculos importantes para crescer. Segundo levantamento da CNI e CBIC, 35% dos empresários apontam as altas taxas de juros como o principal entrave. A carga tributária também preocupa, sendo citada por 32,2% dos entrevistados.

A dificuldade para contratar mão de obra qualificada e não qualificada aparece como terceiro e quarto maiores problemas, com 25,8% e 24,5% das menções, respectivamente. Esses fatores comprometem a produtividade e aumentam os custos do setor.

Apesar dos desafios, houve leve melhora nos índices de atividade e emprego em setembro. O nível de atividade chegou a 48,4 pontos e o índice de emprego subiu para 47,1, embora ainda esteja abaixo da média histórica.

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) teve alta de 1,4 ponto, atingindo 48,4. Já o índice de expectativas superou os 50 pontos, sinalizando um início de otimismo entre os empresários da construção.

Outros indicadores também mostraram avanço, como intenção de investimentos e expectativa de novos empreendimentos. Mesmo com sinais positivos, o setor ainda opera com cautela diante das dificuldades econômicas e estruturais.



•  


Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.