Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
27/03/2025 13h30min - Mato Grosso do Sul
3 meses atrás

Jornada científica no Bioparque Pantanal discute a conservação em tempos de crises climáticas


Reprodução: Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul ► 
Fonte: Fonte Grande FM



O Bioparque Pantanal deu início à III Jornada de Pesquisa e Tecnologias, celebrando seus três anos de existência e promovendo debates sobre “Conservação em tempos de crises climáticas”. O evento reúne acadêmicos, profissionais e instituições para palestras e discussões sobre estratégias de conservação e mudanças climáticas. Além disso, 26 trabalhos científicos estão sendo apresentados, abrangendo pesquisa desde o ensino médio até o doutorado.

Com mais de 40 mil animais de 400 espécies, o Bioparque Pantanal se consolidou como um laboratório vivo de produção científica, tendo realizado 85 reproduções de animais e recebido mais de 1,2 milhão de visitantes. O vice-governador José Carlos Barbosa destacou o papel do Bioparque em promover a educação científica em todos os níveis, enriquecendo o aprendizado de estudantes e pesquisadores.

A diretora-geral Maria Fernanda Balestieri ressaltou o impacto do Bioparque na conscientização ambiental e no combate aos efeitos das mudanças climáticas. A combinação de ciência, educação e preservação reforça a importância do Bioparque como um centro de pesquisa e estratégia de conservação em tempos desafiadores.

Durante o evento, palestras de especialistas abordaram temas como tecnologia aplicada à conservação, mudanças climáticas em cavernas e manejo integrado do fogo. O lançamento de um livro ilustrado sobre peixes de água doce e a homenagem ao pesquisador Hemerson Pistori enriqueceram ainda mais a jornada, celebrando avanços na pesquisa científica e novas formas de educação ambiental.

Foi firmado um convênio técnico-científico com diversas instituições, incluindo UFGD e Polícia Militar Ambiental, para ampliar a colaboração em pesquisas e estágios. Nos stands de parceiros como Instituto Arara Azul e UNIDERP, os visitantes tiveram a oportunidade de explorar iniciativas de conservação, reforçando o papel do Bioparque como um grande ativo de Mato Grosso do Sul.

*Fonte: Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul / Bioparque Pantanal



•  


Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.