14h atrás
Japão lança três satélites educacionais para estudar clima, auroras e agricultura

Três pequenos satélites foram lançados recentemente da Estação Espacial Internacional (ISS) como parte de uma iniciativa da Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA). Os dispositivos, conhecidos como cubesats, foram desenvolvidos por instituições de ensino e pesquisa e têm como missão investigar fenômenos naturais e aplicações agrícolas.
Compactos e eficientes, os cubesats têm dimensões semelhantes às de uma caixa de sapatos e vêm ganhando espaço na exploração orbital por sua acessibilidade e versatilidade. Criados originalmente para fins acadêmicos, esses satélites têm sido utilizados por universidades e empresas para pesquisas científicas e testes tecnológicos.
Entre os modelos lançados está o YOTSUBA-KULOVER, do Instituto de Tecnologia de Kyushu, que irá monitorar tempestades geomagnéticas e auroras, utilizando câmeras de pequeno porte para estudar a interação entre campos magnéticos e emissões luminosas na atmosfera.
Outro destaque é o e-kagaku-1, desenvolvido com participação de estudantes do ensino fundamental e médio. O satélite irá testar uma tecnologia de medição a laser e conta com um sistema de comunicação chamado Digitalker, que pode ser acessado por operadores de rádio amador, promovendo educação e engajamento científico.
Fechando o trio, o BOTAN, criado pelo Instituto de Tecnologia de Chiba, terá como foco a análise das condições de cultivo do milho na Dakota do Sul, nos Estados Unidos. Além disso, o satélite também irá observar auroras e os impactos de eventos solares e vulcânicos sobre a Terra.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.