3 anos atrás
Japão anuncia maior salto de investimento do mundo em semicondutores
Gastos com fabricação e equipamentos vão crescer mais de 80% em 2024

O Japão vai aumentar e muito os investimentos na área de chips. O plano é simples: melhorar a posição da potência asiática no mercado global de semicondutores e, ao mesmo tempo, diminuir a dependência de tecnologia e matéria-prima estrangeira.
É esperado que o país — que restringiu exportações de materiais para a fabricação de chips na China —, gaste em 2024 pelo menos US$ 7 bilhões (cerca de R$ 35,4 bilhões na cotação atual) combinando manufatura e equipamentos.
Como contexto, a quantia representa um salto de 82% frente aos investimentos programados para o segmento este ano.
O valor fica acima de todos os gastos combinados de Europa e Oriente Médio juntos, segundo os dados da SEMI, uma associação global da área de chips.
Para ter uma ideia, este será o maior crescimento de gastos do mundo na indústria de semicondutores.
O investimento agressivo do Japão chega para completar os esforços dos EUA e outros países para “mudar o jogo” no fornecimento de chips.
A ideia para o futuro é retirar o domínio do setor das mãos de países como Taiwan e China, por exemplo.
O Japão, já há muito tempo, é um dos principais produtores de equipamentos usados para fabricação e agora quer evoluir também em desenvolvimento de chips, aponta Yeon Wonho, analista de cadeia de suprimentos do Instituto Coreano de Política Econômica Internacional.
“Ele (o Japão) quer se unir a países como os EUA para pesquisas conjuntas” e também planeja atrair a atenção de empresas para abrir novas “instalações de manufatura” no país, disse o especialista.
Fonte: Olhar Digital
•