2 semanas atrás
IR 2025: Receita Federal libera consulta ao 4º lote residual da restituição

A Receita Federal libera nesta quarta-feira (23), a partir das 10h (horário de Brasília), a consulta ao lote residual de restituições do Imposto de Renda (IR) 2025 do mês de abril.
O crédito bancário será feito para mais de 279.500 contribuintes, chegando a R$ 339,6 milhões. Do total, são 4.284 idosos acima de 80 anos, 25.283 contribuintes entre 60 e 79 anos e 3.820 com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave.
Outros 9.502 apresentam o magistério como a maior fonte de renda e 204.798 entregaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber o valor via Pix. Foram contempladas ainda 31.813 restituições destinadas a contribuintes não prioritários.
Os pagamentos serão feitos no dia 30 de abril na conta bancária informada pelo contribuinte na declaração do IR, de forma direta ou por indicação de chave PIX. A conta precisa estar no nome do declarante, admitidas as exceções no caso de um falecido, menor de idade, incapaz ou com saída definitiva do país.
Como fazer a consulta?
Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet, clicar na opção "Meu Imposto de Renda" e depois em "Consultar a Restituição".
Caso identifique alguma pendência na declaração, é possível retificar e corrigir informações equivocadas. A Receita Federal ainda conta com aplicativo para tablets e smartphones que permite aos cidadãos consultar informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.
O que fazer se não receber o valor?
Se o crédito não for realizado por algum motivo, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB ou ao ligar para a Central de Relacionamento BB pelos telefones:
4004-0001 (capitais);
0800-729-0001 (demais localidades);
0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Caso o contribuinte não resgate o valor em um ano, precisará pedir o crédito pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal. Nesse caso, basta acessar o menu "Declarações e Demonstrativos" e selecionar a aba "Meu Imposto de Renda". Depois, clicar em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.