8 meses atrás
Ipê-rosa é o primeiro a florescer e a transformar as paisagens de Dourados
Junho chegou e trouxe consigo a florada do ipê-rosa, transformando as paisagens rurais e urbanas, como na rua Onofre Pereira de Matos, na região central de Dourados.
Até o final de agosto, ainda haverá muito para se admirar com a floração dos ipês-amarelos e brancos, que são menos comuns na segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul.
A árvore, conhecida pela excelente qualidade de sua madeira, é encontrada em todo o Brasil e em todos os biomas, sendo dividida em dois tipos principais: a do Cerrado e a da mata. No Cerrado, o ipê é mais baixo, atingindo até 10 metros de altura e possuindo uma casca grossa para proteção contra o fogo. Na mata, pode alcançar até 20 metros de altura.
Os ipês-rosas são os primeiros a florescer, embelezando as paisagens a partir de junho.
Entre julho e agosto, é a vez dos ipês-amarelos. Ambos oferecem cerca de cinco dias de floração para os observadores.
Em agosto, é preciso atenção especial para apreciar os ipês-brancos, que florescem por apenas dois dias e são raros de se encontrar, pelo menos em Dourados.
Entre todos os ipês, o amarelo é reconhecido como a árvore-símbolo do Brasil. Em Dourados, ele se destaca especialmente na rua Dr. Nelson de Araújo, também no centro da cidade.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.