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31/10/2024 17h00min - Educação
4 meses atrás

Investimento em educação cai para 4,2% do PIB na América Latina


Canva/Grande FM 92,1 ► 
Fonte: Fonte Grande FM



O Relatório de Monitoramento Global da Educação (GEM) 2024, divulgado pela Unesco, revela uma queda preocupante nos investimentos globais em educação. Em média, os gastos educacionais diminuíram 0,4% do PIB global, e 59 de 171 países não atingiram a meta mínima de 4% do PIB para esse setor. A América Latina e o Caribe, onde está o Brasil, viram seus investimentos caírem de 4,6% do PIB em 2010 para 4,2% em 2022, enquanto a América do Norte teve uma redução ainda maior, de 4,8% para 3 ,8%. Por outro lado, o sul da Ásia e a África Subsaariana foram discutidas, apresentando um nível de aumento nos gastos com educação no mesmo período.

Além da queda nos investimentos, o relatório destaca desafios emergentes, como o impacto das mudanças climáticas na infraestrutura escolar e o acesso limitado a recursos básicos. Em muitos países, uma em cada quatro escolas primárias não possui água potável, saneamento e higiene. A tecnologia também aparece como um fator crucial para o acesso à educação, mas revela disparidades: enquanto em países ricos a maioria dos adultos consegue realizar tarefas digitais simples, em países de renda média essa proporção é muito menor. O relatório ainda menciona que os ataques às escolas estão crescendo devido a conflitos, como na Ucrânia e em Gaza, afetando gravemente a segurança dos estudantes.

O GEM 2024 também enfatiza a importância da liderança escolar para melhorar a qualidade e a inclusão nas instituições de ensino. Segundo o relatório, líderes eficazes são fundamentais para motivar alunos e professores, além de promover ambientes escolares seguros e seguros. Embora 76% dos países exijam qualificação específica para diretores escolares, poucos exigem experiência em gestão, o que limita o impacto positivo desses profissionais. A presença feminina em cargas de liderança educacional também é considerada benéfica, especialmente em nível político, mas ainda há uma lacuna significativa entre a proporção de mulheres na liderança e no corpo docente, com apenas 11% dos países implementando políticas de diversidade de gênero na seleção de diretores.

O evento GEM 2024, realizado em Fortaleza, reforça a importância de alinhar as estratégias globais para acelerar os objetivos educacionais da Agenda 2030, que visam garantir uma educação inclusiva e de qualidade para todos. A Unesco espera que a comunidade internacional de educação intensifique suas ações nos próximos anos para compensar as lacunas de investimento e enfrentar os novos desafios emergentes, com destaque para a necessidade de um maior apoio à infraestrutura escolar, à tecnologia e à liderança educacional.



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Grande FM
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