Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
28/11/2023 14h00min - Ciência
6 meses atrás

Interior do estado de São Paulo, terá palestra na USP São Carlos com vencedores do Prêmio Nobel

USP receberá dois vencedores do Prêmio Nobel de Física para a comemoração do centenário da Mecânica Quântica; entrada é gratuita

Foto divulgação ► 
Fonte: Fonte Grande FM



O Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da Universidade de São Paulo (USP) vai receber dois vencedores do Prêmio Nobel em física  para palestras nos dias 5 e 6 de dezembro. 

David J. Wineland (laureado em 2012) e William D. Phillips (em 1997) abordarão temas relacionados à física quântica, nas comemorações do centenário da Mecânica Quântica, que acontece em 2025.

Palestras de físicos vencedores do Prêmio Nobel

Wineland, físico dedicado ao estudo de íons e formado pela Universidade da Califórnia Berkeley, venceu o Prêmio Nobel de Física em 2012, junto do francês Serge Haroche.

Ele participará da palestra Íons aprisionados: da metrologia à computação quântica no dia 5 de dezembro.

Já no dia 6, é a vez de William Phillips com a palestra Física quântica com átomos frios. Phillips ficou conhecido por seu trabalho no campo dos átomos, desenvolvendo um método para resfriar e fixá-los com laser de luz, e venceu o Nobel em 1997 junto com o americano Steven Chu e com o francês Claude Cohen-Tannoudji.

Como participar

Como aponta o Jornal da USP, ambas as palestras acontecerão no Auditório Professor Sérgio Mascarenhas do IFSC da USP em São Carlos a partir das 14 horas, nos dois dias.O evento é gratuito e não é necessário fazer inscrição.As palestras serão ministradas em inglês, sem tradução simultânea.O evento é promovido pelo Centro de Pesquisa de Óptica e Fotônica (Cepof), com o patrocínio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e apoio da USP e do INCT – Óptica Básica e Aplicada às Ciências da Vida.David J. Wineland e William D. Phillips, vencedores do Nobel em 2012 e 1997 (Foto: Linfield University e Vilnius University/Jornal da USP)


•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.