Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
19/09/2023 17h00min - Saúde
6 meses atrás

Inteligência artificial pode ajudar a evitar queda de idosos com palmilha inteligente

Dados do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia apontam que, entre os idosos com 80 anos ou mais, 40% sofrem com quedas todos os anos

Foto divulgação ► 
Fonte: Fonte Grande FM



Estadual da Paraíba, em parceria com a MedSênior e a Primer e financiado pela Finep, tem como objetivo criar uma palmilha inteligente chamada SenseShoes para prevenir quedas em idosos. 

Além de fornecer informações sobre pressão do pé, características do caminhar, postura, equilíbrio estático e movimento do indivíduo, a palmilha também poderá auxiliar na identificação do risco de quedas em idosos por meio de análise preditiva de inteligência artificial. 

A primeira versão do protótipo já está pronta e começou a ser testada em laboratório para avaliação dos recursos de hardware e software. O projeto de pesquisa vai até o fim de 2024 e os testes clínicos serão realizados com pacientes atendidos pelos Núcleos de Autonomia e Independência da MedSênior. 

O SenseShoes pode ter outras aplicações, como avaliar riscos de lesão em atletas. Segundo dados do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, a estimativa é que 40% dos idosos com 80 anos ou mais sofram quedas todos os anos.



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.