Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
18/07/2023 11h00min - Agricultura
8 meses atrás

Inteligência Artificial no mercado de insumos agrícolas

Importância da digitalização do mercado do agronegócio vai muito além da automatização dos processos

Imagem divulgação ► 
Fonte: Fonte Agrolink



A importância da digitalização do mercado do agronegócio vai muito além da automatização dos processos de produção. Ao considerar o histórico de inadimplência financeira no setor e o distanciamento dos grandes investidores do mercado financeiro, obtém-se um cenário instável para a realização da revenda de insumos agrícolas. Dados da pesquisa mais recente do Serasa, realizada em novembro de 2022, apontam um índice de 27% de inadimplência por parte dos produtores agrícolas, o que tem afastado a ação de investidores do mercado financeiro geral.

Conforme dados divulgados pela Tarken, os produtores agrícolas apresentam a necessidade de capitalizar o seu negócio para chegar ao crescimento. Esses produtores encontram em seus fornecedores de insumos uma alternativa para a entrada de crédito e aumento da capacidade de cultivo. Os fornecedores, então, buscam realizar seus investimentos de forma assertiva para evitar problemas com a inadimplência. Assim, a tecnologia surge como um meio de avaliar riscos e viabilizar esses investimentos.

As Inteligências Artificiais contam com uma série de algoritmos que contribuem na obtenção de dados e informações públicas de forma simples e rápida, além de um sistema de aprendizado que atualiza seu banco de dados. As ferramentas podem ainda realizar tarefas humanamente impossíveis, como o monitoramento de milhares de hectares de cultivo em questão de minutos, por meio de imagens obtidas a partir de satélite. 

Algumas empresas já fazem uso de Inteligência Artificial dentro do setor de insumos. A ideia é automatizar vendas e minimizar os riscos de investimentos e financiamentos de crédito. Segundo Luiz Tângari, CEO e Co-Founder da Tarken, o objetivo é proporcionar aos nossos clientes mais saúde financeira, criando o balanço ideal entre alavancagem, inadimplência e crescimento. Tudo isso de forma rápida, transparente e claro, digital. 

A plataforma da empresa observa diversas variáveis que podem impactar os investimentos, como histórico sustentável, estrutura econômica e desempenho das últimas safras. “O crédito é uma das principais áreas que definem o sucesso das empresas de insumo agrícola. Por isso, esse setor merece ter a melhor e mais completa plataforma que suporta todo o desenvolvimento do time” - Completa Tângari.

A modernização promete mudar de vez o mercado, a partir de métodos mais simples e eficientes. A adaptação às novas tecnologias pode ser um diferencial para o sucesso no ramo e a extração das capacidades da Inteligência Artificial abre um horizonte de novas possibilidades que não podiam ser anteriormente exploradas. O crescimento exponencial da tecnologia e a criação de novas plataformas, como a “Bard”, desenvolvida pela Google, demonstram que estamos apenas no começo de um longo processo de desenvolvimento. 



•  

Agrolink
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.