Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
14/02/2024 17h00min - Agricultura
2 meses atrás

Integração lavoura-pecuária reduz uso de fertilizantes

O estudo destaca a eficiência dos sistemas integrados

Canva/Grande FM ► 
Fonte: Fonte Agrolink



Um estudo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no Bioma Cerrado indicou que a adoção de sistemas integrados pode trazer benefícios substanciais, incluindo a redução das emissões de óxido nitroso e a diminuição do uso de Fósforro e Potásio. Comparados aos sistemas de trabalho contínuo com doses normais desses nutrientes, os sistemas integrados, com base em cultivos como soja e sorgo, demonstraram vantagens. 

A fertilização recomendada em sistemas contínuos resultou em emissões mais altas de N2O em comparação com aqueles que receberam metade da dose. A introdução de pastejo prévio e a adubação reduzida em um sistema de Integração Lavoura-Pecuária reduziram as emissões de gases de efeito estufa em 59%. Os autores destacam a importância desses resultados, especialmente considerando a crise global de fertilizantes, ressaltando sua relevância para a agricultura em escala mundial.

O estudo destaca a eficiência dos sistemas integrados na utilização de nutrientes, especialmente em solos já cultivados por vários anos. Propõe a redução significativa das doses de fósforo e potássio durante a fase de lavoura na rotação, contribuindo para a fertilidade construída do solo. Os pesquisadores enfatizam os benefícios da rotação entre lavoura e pastagem, incluindo melhorias na qualidade do solo, proteção da matéria orgânica, otimização do funcionamento biológico e a redução das emissões de gases de efeito estufa. 

Ele também confirma que em sistemas integrados, como o "boi safrinha", o pastejo durante a entressafra impulsiona processos como mineralização do nitrogênio, ciclagem de nutrientes e estimulação do sistema radicular da gramínea forrageira, resultando na redução da necessidade de adubação fosfatada e potássica, além da mitigação das emissões de N2O em comparação com lavouras contínuas que recebem doses elevadas desses nutrientes.



•  

Agrolink
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.