1 mês atrás
INSS vai exigir biometria para desbloquear novos empréstimos consignados a partir desta sexta

A partir desta sexta-feira, dia 23 de maio, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passará a exigir biometria para o desbloqueio de novos empréstimos consignados.
A medida foi oficializada por meio de publicação no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (19) e complementa uma decisão anterior sobre o bloqueio de descontos relacionados a essa modalidade de crédito.
De acordo com o presidente do INSS, Gilberto Waller Junior, que assinou o despacho publicado nesta segunda, a iniciativa tem como finalidade “identificar falhas operacionais”, além de “adotar ações corretivas e melhorias, assegurando mais segurança e conformidade nos processos envolvidos.”
Waller também destacou a urgência na revisão do serviço de desbloqueio de benefícios vinculados aos empréstimos consignados.
No dia 8 de maio, o presidente do INSS já havia ordenado o bloqueio dos novos descontos de empréstimos consignados para aposentados e pensionistas.
Naquela ocasião, ele já havia sinalizado a exigência da biometria na contratação, porém sem definir uma data específica.
A data de início da obrigatoriedade foi confirmada apenas nesta segunda-feira, quando Waller comunicou internamente a decisão e solicitou providências para ampliar as ações de segurança voltadas ao combate de fraudes envolvendo o consignado.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.