3 semanas atrás
INSS começa a devolver descontos indevidos a aposentados

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inicia nesta segunda-feira (26) a devolução dos valores descontados de forma associativa na folha de pagamento de abril para todos os aposentados e pensionistas que foram afetados.
Ao todo, serão restituídos R$ 292 milhões. A devolução será feita juntamente com o pagamento regular dos benefícios, no período de 26 de maio a 6 de junho.
Na mesma data, o INSS também começa a depositar a segunda parcela do 13º salário de 2025 para aposentados e pensionistas. Os pagamentos seguirão o mesmo cronograma dos benefícios mensais.
De acordo com o INSS, os valores serão restituídos de forma automática, sem a necessidade de qualquer ação por parte dos beneficiários.
Esses valores estavam retidos desde o fim do mês passado, por determinação do próprio INSS, após a deflagração de uma operação da Polícia Federal (PF) que investigava descontos indevidos. Com isso, o instituto decidiu suspender todos os descontos dessa natureza.
Como a folha de abril já havia sido processada, os descontos ainda ocorreram nos pagamentos realizados entre 24 de abril e 8 de maio. No entanto, o INSS reteve esses valores e não os repassou às entidades associativas.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.