22h atrás
Inscrições para mais de 3,1 mil vagas do Mais Médicos terminam nesta quinta-feira ( 8 )

As inscrições para o programa Mais Médicos terminam nesta quinta-feira ( 8 ). Ao todo, 3.174 vagas estão disponíveis nas 27 unidades federativas.
Desse total, 3.066 serão distribuídas em 1.620 municípios e 108 serão destinadas a 26 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs). A intenção do Ministério da Saúde é a de fortalecer a assistência nas regiões remotas e de maior vulnerabilidade social.
Os interessados devem acessar o site do Sistema de Gerenciamento de Programas. No ato, o candidato deverá anexar declaração de próprio punho, datada e assinada, atestando que, se estrangeiro, possui conhecimento da língua portuguesa e, independentemente da nacionalidade, tem ciência das regras de organização do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como dos protocolos e diretrizes clínicas no âmbito da atenção primária à saúde.
A oferta de vagas considera o cenário atual de distribuição de profissionais no país, segundo a Demografia Médica 2025. Com isso, contemplam, em sua maioria, regiões vulneráveis de municípios de pequeno porte (75,1%), médio porte (11,1%) e grande porte (13,8%).
Os profissionais do programa integram as equipes de saúde da família, que oferecem atendimento e acompanhamento mais próximos da população. Quando necessário, encaminham os pacientes a consultas com especialistas. As informações são registradas no Prontuário Eletrônico (e-SUS APS), o que permite a integração dos dados do paciente entre a atenção primária e a especializada, incluindo consultas e exames.
As oportunidades estão distribuídas entre três perfis: médicos formados no Brasil com registro no CRM, médicos brasileiros formados no exterior e médicos estrangeiros habilitados. Para esses dois últimos perfis, é obrigatória a aprovação no Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv), um treinamento específico para atuação em situações de urgência, emergência e enfrentamento de doenças prevalentes nas regiões de trabalho.
O Mais Médicos garante assistência a mais de 63 milhões de brasileiros em todo o país. Com a meta de alcançar 28 mil profissionais, atualmente conta com cerca de 24,9 mil profissionais atuando em 4,2 mil municípios — o que representa 77% do território nacional. Dentre essas localidades, 1,7 mil apresentam altos índices de vulnerabilidade social.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.