4 semanas atrás
Inpe recebe novo supercomputador para aprimorar previsão do tempo

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) recebeu na terça-feira (20) um novo supercomputador que promete revolucionar a previsão do tempo e o monitoramento de eventos climáticos no Brasil. A expectativa do órgão é que o equipamento comece a operar em junho, ampliando a capacidade de processamento de dados e trazendo maior precisão para previsões meteorológicas e ambientais.
Segundo a Coordenação de Infraestrutura de Dados e Supercomputação (COIDS) do Inpe, o supercomputador será utilizado para aprimorar modelos numéricos de previsão do tempo e clima, desenvolver simulações ambientais mais detalhadas e melhorar o monitoramento de fenômenos extremos, como secas e tempestades. Além disso, fortalecerá estudos sobre mudanças climáticas, tornando as análises mais eficazes.
A nova tecnologia também beneficiará o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e a Defesa Civil, ajudando na prevenção de desastres naturais. Além desses setores, o equipamento será útil para áreas como energia e agricultura, permitindo um planejamento mais estratégico com base em dados meteorológicos mais precisos.
O supercomputador foi adquirido por meio de licitação da empresa HPE-Cray em 2024 e custou R$ 25 milhões. Ele chegou ao Brasil pelo aeroporto de São José dos Campos, no interior de São Paulo, e sua instalação marca um avanço significativo na capacidade computacional do Inpe.
Fonte: Governo Federal.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.