7 meses atrás
Indústria recua 0,5% em abril, mas acumula alta em 2024
A produção industrial brasileira recuou 0,5% em abril em comparação a março, interrompendo dois meses de crescimento. Apesar da queda, o setor registra crescimento de 3,5% no ano e 1,5% nos últimos 12 meses. Em relação a abril de 2023, houve um aumento de 8,4%, influenciado pelo maior número de dias úteis em abril de 2024.
A indústria está 0,1% abaixo do nível pré-pandemia e 16,8% abaixo do recorde de maio de 2011, segundo a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do IBGE. Em abril, três das quatro grandes categorias industriais e 18 das 25 atividades pesquisadas apresentaram crescimento. O setor extrativo e de alimentos, representando 30% da estrutura industrial, registraram quedas de 3,4% e 0,6%, respectivamente.
O gerente da pesquisa, André Macedo, atribuiu o resultado negativo a fatores pontuais, destacando o desempenho positivo da indústria de transformação, que cresceu 0,3% em abril, acumulando um aumento de 2,6% em sete meses e retornando ao nível pré-pandemia.
A indústria automobilística destacou-se com um crescimento de 13,2% em abril em relação a março, impulsionada pelo mercado doméstico e pelo aumento do emprego e renda. A redução da taxa de juros e da inadimplência também beneficiou o setor.
Os resultados positivos do primeiro quadrimestre de 2024, com um crescimento de 3,5%, indicam uma expansão generalizada, impulsionada por fatores macroeconômicos como o aumento do emprego e da renda. Comparado ao último quadrimestre de 2023, o crescimento industrial acelerou, abrangendo bens de capital, de consumo e intermediários.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.