7 dias atrás
Indígenas bloqueiam a MS-156 entre Dourados e Itaporã em protesto contra a falta de água
Indígenas das aldeias de Dourados bloquearam a MS 156 entre Dourados e Itaporã. No local, troncos de árvores impedem a passagem de veículos. O grupo está verificando uma via alternativa para permitir que ambulâncias consigam passar.
De acordo com o cacique Ramão Fernandes , da aldeia Jaguapiru, o protesto é uma resposta à falta de água crônica que afeta milhares de indígenas na região. No último sábado as lideranças foram convidadas para uma reunião no Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei-MS) de Dourados para informar sobre um Termo de Parceria para melhorias no sistema de abastecimento de água das aldeias Jaguapiru, Bororó e Panambizinho. O acordo prevê ações de saneamento ambiental e a perfuração de novos poços tubulares para enfrentar a crise hídrica.
De acordo com o cacique, o anúncio não foi suficiente para convencer a comunidade, porque, segundo ele, na prática apenas a disponibilização de caminhões-pipas por alguns dias na comunidade foi anunciado. “Estamos cansados de tantas promessas. Nós queremos ver os poços sendo perfurados. Enquanto isso não ocorrer não vamos desobstruir a rodovia. O protesto não tem hora de acabar”.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.