4 meses atrás
Importações de Fertilizantes Caem 29% em Mato Grosso do Sul
As importações de fertilizantes em Mato Grosso do Sul registraram queda significativa entre janeiro e agosto de 2024, totalizando 635,6 mil toneladas. Esse volume representa uma redução de 29,22% em comparação ao mesmo período de 2023, quando foram importadas 897,9 mil toneladas, segundo dados da Aprosoja/MS e da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX). A retração foi mais acentuada nos fertilizantes potássicos, com queda de 30,55%.
A redução nas compras foi puxada pela queda nos preços de fertilizantes nos últimos meses, o que fez com que muitos produtores adiantassem suas aquisições quando os preços eram mais atrativos. Além disso, a baixa produtividade da soja e do milho no estado impactou o poder de compra dos agricultores e das revendas, dificultando novas aquisições, conforme explicou o economista da Aprosoja/MS, Mateus Fernandes.
Os principais países que forneceram fertilizantes para o estado foram a Arábia Saudita (20%), China (19%) e Rússia (18%). No entanto, enquanto Mato Grosso do Sul registra queda, o cenário nacional é diferente: o Brasil aumentou em 11,92% suas importações de fertilizantes no mesmo período.
Nacionalmente, o Brasil importou 27,24 milhões de toneladas de fertilizantes de janeiro a agosto, contra 24,34 milhões no ano anterior. Mesmo com esse aumento, a produção doméstica de fertilizantes apresentou uma leve queda de 1,79%, saindo de 3,19 milhões para 3,07 milhões de toneladas.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.